Teenage Mutant Ninja Turtles Tournament Fighters – Super Nintendo

Teenage Mutant Ninja Turtles Tournament Fighters (Teenage Mutant Ninja Turtles Mutant Warriors na versão japonesa) lançado em 1993 para Snes é o ultimo jogo das Tartarugas Ninjas para o Super Nintendo encerrando assim o fim de uma saga nos consoles Nintendo, bem na verdade somente nos consoles de mesa já que nos portáteis elas nunca deixaram ter um jogo, mas isso é outra história para outras mateiras.

tmnttf-snes-us-cover tmnttf-snes-jp-cover

Entre os três jogos da serie tournament das tartarugas, sendo os outros dois para Mega Drive e NES, esse foi o ultimo a ser lançado, mas nem por isso deixou de receber o tratamento que merece.

Trazendo dez lutadores jogaveis e dois chefes que são selecionaveis através de código e uma jogabilidade ótima faz de Teenage Mutant Ninja Turtles Tournament Fighters um jogo ótimo para umas partidas com os amigos mesmo depois de tantos anos depois do lançamento, lógico hoje estamos acostumados com partidas mais rápidas e dinâmicas e é bem provável que você vai achar o jogo “lento”, mas ele só se compararmos com os jogos de hoje e com as Street Fighters com suas 10 velocidades realmente ele vai ser lento, mas não deixa de ser dinâmico com bons combos golpes.

Captura de tela de 2015-09-05 17:41:31Captura de tela de 2015-09-05 17:45:34

O visual do jogo traz traços mais maduros e as tartarugas passaram a ter mais músculos, caras fechadas e carrancudas deixando no passado aquela aparência sempre alegre e de adolescentes mesmo, agora elas estão mais adultas lutando com inimigos mais letais e menos engraçados, se você observar a arte de capa de ambas as versões as tartarugas não são mais as mesmas comparando com o desenho animado, mas isso era tendencia de época, vinha dos quadrinhos tanto das histórias em quadrinhos delas mesmo ou de outras histórias em quadrinhos, mas tarde alguns anos depois os traços adultos iriam ditar as novas animações de As Tartarugas Ninjas.

Captura de tela de 2015-09-05 17:46:02 Captura de tela de 2015-09-05 17:46:24

Normalmente os jogos de luta possuem três botões de soco e três botões de chute, os tradicionais fraco, médio e forte, mas aqui em Teenage Mutant Ninja Turtles Tournament Fighters você só tem quatro botões de soco e chute fraco e soco e chute forte o que na minha opinião é bem melhor já que em outros jogos eu quase não uso os botões médio e creio que algumas pessoas também.

Captura de tela de 2015-09-05 17:41:31 Captura de tela de 2015-09-05 17:42:11

O trabalho de áudio mantém a qualidade dos jogos das Tartarugas Ninjas sendo Rock, Pop-Fusion e um pouco de Jazz.

Mesmo sendo um ótimo jogo, Teenage Mutant Ninja Turtles Tournament Fighters não teve o reconhecimento devido em sua época mesmo recebendo boas críticas, para falar a verdade o jogo teve mais reconhecimento aqui no Brasil do que no exterior, mas muitos atribuem um jogo ótimo ser taxado de bom por alguns fatores. Primeiro o jogo foi muito comparado com Street Fighter II (Super, Turbo, World Warriors) de uma certa forma essa comparação é normal, mas comprar é uma coisa querer que seja idêntico é outra e houve pessoas que não souberam diferenciar isso. Segundo, a má recepção do terceiro filme que havia estrelado nos EUA novamente compararam coisas e apontando motivos sem sentido, mas o passa do tempo a geração emulador começou a ver com olhos diferentes e com opiniões próprias, hoje tem pessoas e colecionadores que fazem questão de ter as versões americana e japonesa (originais óbvio) devida as diferenças entre as duas versões.

Captura de tela de 2015-09-05 17:42:57 Captura de tela de 2015-09-05 17:42:38

TMNT Tournament Fighters trás três modos de jogo Tournament, Versus Battle e Story Battle.

No Tournament você pode escolher qualquer personagem e lutar, cada um possui sua própria história e seu final, Versus já diz tudo é você e um amigo(a) jogando um contra o outro e no modo Story você escolhe umas das tartarugas e parte para briga para salvar April O’neil e o Mestre Splinter e existe uma curiosidade nesse modo Story a um certo momento que você enfrenta um clone seu e ele é todos roxo, mas o fato dele ser roxo é uma referencia ao primeiro jogo das tartarugas onde você enfrenta um clone seu roxo quando vai salvar o Mestre Splinter (veja as fotos abaixo)

tmnttff-snes-clonefight-nes tmnttff-snes-clonefight-snes

Lista de personagens

tmnttff-snes-manual-raph

Rafael

tmnttff-snes-manual-leo

Leonardo

tmnttff-snes-manual-don

Donatello

tmnttff-snes-manual-mike

Michelangelo

tmnttff-snes-manual-chrome

Chrome Dome

tmnttff-snes-manual-shredder

Cyber Shredder

tmnttff-snes-manual-war

War

tmnttff-snes-manual-wing

Wingnut

tmnttff-snes-manual-arma

Armaggon

tmnttff-snes-manual-aska

Aska

Rat King – Boss

Karai – Boss

Curiosidades sobre o jogo

Além da tartaruga clone mencionada acima existem outras curiosidades

A personagem Aska foi inspirada na personagem Mitsu que esta no terceiro filme das Tartarugas Ninjas. Uma prova é que em versão beta do jogo e jogando alguns códigos na rom você vê a Aska com o nome Mitsu antes de ser Aska.

Continuando ainda com Aska. Os quadros de animação delas foram alterados, praticamente censurados, entre a versão japonesa e americana. Na versão americana ela usa um short e na versão japonesa ela usa um fio dental veja as imagens até o pé de apoio dela esta diferente e na comemoração dela na versão japonesa ela faz um movimento que os peitos dela balançam na americana ela de braços cruzados e borboletas de energia ficam em volta dela.

aska-us-2                 aska-jp-2

Versão Americana                                Versão Japonesa

Na tela do Rat King da versão japonesa é possível acessar “outro lugar”. É possível “quebrar” o lado esquerdo da tela fazendo os lutadores irem para os bastidores do torneio. Somente na versão japonesa isso é possível.

Espero que essa matéria tenha ficado a seu gosto ainda mais sobre um jogo de despedida das tartarugas para o Snes. Uma boa jogatina e vida longa as Tartarugas Ninjas.

Publicado em 28 de outubro de 2015, em Konami, Luta, Ninja, TMNT. Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

Deixe um comentário