Samurai Shodown – Arcade, Neo Geo, Geo Geo CD, 3DO, Playstation 2, Playstation 3

Samurai Shodown (Samurai Spirits no Japão) é um jogo de luta produzido e lançado pela SNK em 1993 originalmente para arcades. No inicio do “boom” de jogos de luta no arcades com varias empresas querendo fazer um novo “Street Fighter II”, a SNK trouxe como proposta um jogo de luta onde os personagens possuíam armas e era ambientado no Japão só século 18 e a aposta da SNK em um jogo de luta assim deu certo e muito certo. A matéria é reverente as versões Arcade, Neo Geo, Neo Geo CD, 3DO, Playstaition 2, Playstation 3(PSN) por serem praticamente o mesmo jogo sem alterações de jogabilidade ou gráficos. As versões para Snes e Mega Drive serão vistas em outra matéria assim como a do Game Boy também.

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O jogo traz 12 personagens e um chefe final então são 13 personagens. Embora o jogo tenha em seu nome a palavra Samurai nem os personagens são samurais, na verdade eles são minoria já que samurais corresponde a um terço dos personagens, mas isso pouco importa, pois o jogo é muito divertido e isso que importa, veja a lista de personagens mais abaixo.

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O jogo narra a história de um Japão arrasado por guerras, pragas, doenças e só havia um homem capaz de desencadear tantas mazelas, um homem que era considerado morto e que havia sido morto por homens do Shogun Tokugawa e esse homem era Shiro Amakusa Tokisada um poderoso feiticeiro que quer desencadear o caos e a ruína pelo Japão e em meio a esse caos surge alguns heróis para impedi-lo e outros que dentro de suas ambições ha a necessidade de acabar com Amakusa.

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Enquanto Street Fighter II tinha três níveis de ataque (fraco, médio, e forte) para socos e chutes e seis botões para serem usados os arcades da SNK só possuíam quatro botões e com esses quatro botões você tinha soco e chute fraco e soco e chute médio, mas ai você pergunta: “Não tinha ataque forte?” – Sim existe sim, para isso você precisa apertar os dois botões de soco para soco forte e os dois botões de chute para chute forte. Foi uma solução encontrada pela SNK para não precisar acrescentar mais dois botões nos gabinetes dos arcades, seja para não plagiar o sistema de seis botões da Capcom ou para não aumentar custos de maquinas já feitas.

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De alguma forma esse método de ter ataques fortes não era tão eficiente já que para funcionar de forma correta os controles também deveriam estar funcionando cem por cento se um botão estiver falhando seu golpe já era toda sua estratégia.

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Para quem frequentou os fliperamas na época do lançamento desse jogo com certeza deve ter achado os gráficos do jogo muito foda. Personagens “gigantes” na tela que lembrava muito mesmo os animes japoneses que na época havia faziam muito sucesso na TV aberta com cenários ricos onde se pode ver um tumultuado porto com uma caravela de fundo, um campo de batalha ou um rochedo próximo ao mar com ondas arrebentando nas rochas e com o monte Fuji de fundo. O jogo também tem um sistema de “zoom” que faz você contemplar todo o cenários, abrindo todo ele, quando os personagens se afastam e se aproximam você vẽ os detalhes dos personagens. Em relação a seus concorrentes a SNK sempre foi superior na arte gráfica de seus jogos que impulsionou o surgimento alguns anos depois jogo como Guilty Gear.

Para embalar os duelos de espadas o jogo tem uma trilha sonora que vai do rock a simplesmente o sons ambientes da tela como vento e se pegarmos por exemplo a tela onde enfrentamos Amakusa onde um tambor bate constantemente e ritmado.

Aproveitando que os cenários e as musicas foram citados vale relembrar que Street Fighter II se tornou referência a todas a demais desenvolvedoras de jogos e elementos do jogo como os lutadores representarem países também se aplica em Samurai Shodown e ai você pergunta: Esse jogo não passa no Japão?” – Sim, mas o pessoal da SNK achou que os personagens deveriam também viajar pelo mundo. O cenários do Galford é em São Francisco, Earthquake é no Vale da Morte, ambos nos EUA, Charlotte é da França. Então qual a relação deles com o Japão? Veja sobre os personagens mais a baixo

Personagens:

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Haohmaru: Um Samurai que não dispensa uma boa oportunidade de testar suas habilidades com a espada e ele vai contra Amakusa por dois motivos: O Desafio e para livrar seu país do mau causado por Amakusa.

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Ukyo Tachibana: O belo espadachim tem um sofrimento duplo. Primeiro ele sofre com a tuberculose e segundo, ele tem que ficar longe de sua amada Kei Odarigi para não infectá-la. Ele então fica sabendo de um linda flor que nasce no Makai e pra isso ele vai ter que passar por Amakusa e presentear Kei com essa flôr.

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Charlotte Christine de Colde: Parece que as ações de Amakusa pode ser sentida em outros países também. Charlotte começa a investigar a origem do mal que assola a França e descobre que vem do Japão, então cabe a ela derrota Amakusa e voltar para a Revolução Francesa.

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Nakoruru: Os poderes de Amakusa são amplos e devastadores, acabam com tudo a sua volta incluindo as florestas e seus animais. Nakoruru é uma sacerdotisa protetora da natureza e ela precias deter Amakusa antes que ele destrua a Mãe-Natureza.

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Galford D. Weller: O pai de Galford foi um xerife. Uma vez bandidos tentaram matar Galford e seu pai o protegeu, mas acabou levando um tiro e antes de morrer pediu para que o filho se torna-se forte. Galford virou marinheiro e em uma de suas viagens conheceu o Japão e a histórias sobre ninjas. Ele foi atrás de treinamento e conseguiu entrar para o clã Koga e foi treinado pela esposa do grande mestre Hanzo e agora ele usa sua lâmina para a justiça.

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Earthquake: Ele treinou juntamente com Galford, mas sua índole e constantes confrontos com Galford fez com que ele fosse expulso, mas não antes de adquirir bastante conhecimento e se tornando um ninja muito letal. Ele montou um grupo de bandidos e agora ele parte em busca de todos os tesouros do mundo incluindo os de Amakusa.

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Hanzo Hattori: Hanzo o grande mestre ninja e um dos generais do shogun Tokugawa tem seu filho morto por Amakusa, mas a alma dele não descansa em paz fazendo com ele tenha duas missões, matar Amakusa e livrar a alma de seu filho.

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Jubei Yagyu: Em busca de uma iluminação pessoal ele deixa o conforto de sua casa e de seu dojo para vagar pelo mundo aprimorando suas técnicas de espada a serviço do bem e o confronto com Amakusa é inevitável.

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Kyoshiro Senryo: Ator da grande arte kabuki, Kyoshiro observa que sua arte além de motivar e elevar o espirito das pessoas ele desenvolveu uma técnica de luta e quando vê seu amado pais sendo destruído por Amakusa ele parte para derrotá-lo.

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Wan-Fu: General da dinastia Qing. Seu sonho é é unificar toda a China e em sua busca por valorosos guerreiros ele vai ao Japão lá ele fica sabendo de uma semente da destruição que entroca de sua alma ele poderia governar não só a China, mas também todo o mundo e em sua ambição isso era bem melhor por isso ele parte com tudo para cima de Amakusa.

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Genan Shiranui: Ninja youkai que pertence ao clã Shiranui. Ele viva para matar ele vai matar qualquer um que ele queira, pois suas técnicas ninjas são para o caminho do mal e Amakusa é um belo troféu por isso que ele vai enfrentá-lo.

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Shiro Amakusa Tokisada: Um deus das trevas chamado Ambrosia ressuscitou Amakusa usando o corpo do filho de Hanzo, Shinzo, e agora Amakusa usa de seus conhecimentos para trazer Ambrosia para o Japão.

Material Bônus

Samurai Shodown fez tanto sucesso que a história ganhou um anime e que foi lançado no Brasil também em VHS havia uma versão lançada para locadoras e sell thru (termo usado na época para venda a consumidor final, sem passa por locadoras) e uma versão com caixa de papelão lançada pela antiga revista Ação Games que vinha “grátis” com a revista.

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Muito antes do jogo existir a história do jogo já existia em um filme com atores reais e com o grande ator Sonny Chiba (Kill Bill 1 e 2, Velozes e Furiosos Desafio em Tokio) no papel de Jubei Yagyu o filme é Makai Tensho: Samurai Reincarnation de 1981, mas não é somente isso o filme teve dois reamakes e um continuação em 1996 com o nome de Reborn from Hell: Samurai Armageddon no mesmo ano saiu uma continuação Reborn from Hell: Jubei’s Revenge que saiu direto para a venda a home video. O segundo remake é de 2003 e recebe o nome idêntico ao original, Makai Tensho.

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Além do anime sobre o jogo que mencionei acima exite um outro anime que explora a história do filme, Ninja Resurrection de 1997.

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Se você achou interessante filmes e animes sobre Jubei e Amakusa acho que você vai achar mais interessante mangás sobre o mesmo tema. São quatro obras.

Makai Tensho de Ken Ishikawa

Makai Tensho de Shinzo Tomi

Makai Tensho: Yume no Ato de Shoko Toba

Makai Tensho: Seija no Koshin de Naoko Kugo

Bem, chegamos ao final de mais uma matéria espero que você tenha gostado dela e aos poucos, assim como todos os jogos em serie estarei colocando no site. Boa jogatina e até mais.

Publicado em 27 de outubro de 2015, em 3DO, Arcade, Luta, Neo Geo, Neo Geo CD, PS2, PS3, Samurai. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. esse foi um jogo que joguei muito no buteco do seu Zé!!!! bons tempos!!!! foi uma revelação e um novo tipo de jogabilidade para a época… Com o tempo saiu toshinden do ps1 e outros similares…mas nenhum até hoje foi melhor do que a saga Samurai Shodown!

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